sexta-feira, 15 de abril de 2011

15/4/2011 - 14h30m
SEGURANÇA PÚBLICA

Policiais civis, militares e bombeiros fazem manifestações por melhores salários

Na terça-feira (12), delegados da região se reuniram em Formiga para discutir sobre a questão dos plantões, pois estão trabalhando bem mais do que as 40 horas semanais que deveriam.
Divulgação
Da redação
Os servidores de segurança pública de Minas Gerais estão em fase de manifestações, reivindicando melhores salários e condições de trabalho. No dia 8 de abril, foi realizada uma mobilização da Polícia Civil e ficou decido que haveria uma paralisação de parte das atividades nos dias 12 e 13 deste mês (terça e quarta-feira).  
Em Formiga, a delegacia funcionou em escala rotatória e com apenas 30% do efetivo, conforme orientação do Sindicato da Polícia Civil em Minas Gerais. Dentre as reivindicações, estão melhorias das condições de trabalho, que hoje se fazem em locais inadequados, em uma casa alugada pelo Estado; melhoria salarial, que está cerca de 30,19% defasado em relação ao que era pago 6 anos atrás, respeito à carga horária máxima de trabalho de 40 horas semanais, uma vez que os agentes, quando estão de plantão durante a semana, costumam ficar à disposição mais do que o dobro da carga horária estabelecida em lei.  
A redação apurou também que, na terça-feira (12), delegados da região se reuniram em Formiga para discutir sobre a questão dos plantões, pois estão trabalhando bem mais do que as 40 horas semanais que deveriam e existe a possibilidade de mudar o esquema, de forma que os flagrantes de outras cidades da região tenham que ser realizados em Formiga para minimizar a jornada de trabalho exorbitante.  
Uma nova paralisação da Polícia Civil está programada para o dia 29 de abril, quando novamente o atendimento externo deve ser reduzido e também devem ser interrompidas as atividades de investigação, sendo feitos apenas procedimentos de flagrante.  
 
Manifestação PM  
Já na quarta-feira (13), foi a vez dos policiais militares e bombeiros fazerem uma manifestação em Belo Horizonte, reivindicando aumento de salário para a categoria. Uma caravana de Formiga, composta por 10 policiais militares, esteve presente com faixas e uniformes da Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Centro-Oeste Mineiro (Aproscom), que está sediada em Formiga há cerca de 4 meses, presidida pelo sargento da PM Flávio Martins.  
A manifestação contou com cerca de 8 mil policiais de todas as regiões do Estado. Os policiais da cidade de Arcos também foram representados, com cerca de 16 militares, que foram para a capital em uma van.  
Segundo o primeiro secretário da Aproscom, Janael da Silva Alves, no dia 11 de maio, será feita uma nova manifestação em Belo Horizonte. Espera-se a participação de 30 mil manifestantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A Aproscom Formiga levará um ônibus com 40 manifestantes. A partir desta data, se não houver resposta do governo estadual às reivindicações, a possibilidade de paralisação também de policiais militares, assim como os policiais civis estão fazendo, é muito grande.
FONTE: ULTIMAS NOTICIAS-FGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!