terça-feira, 30 de agosto de 2011

Denúncia de manipulação de estatísticas criminais

sexta-feira, 5 de agosto de 2011


O jornal Tribuna de Minas, de Juiz de Fora-MG, publicou na edição de ontem (04/05/2011) uma matéria denunciando que a polícia estaria manipulando a natureza das ocorrências de maior gravidade, os chamados crimes violentos. Homicídios consumados estariam entrando nas estatísticas como encontro de cadáver, homicídios tentados estariam virando lesão corporal, e roubos, extorsão.

O jornal cita vários casos, como um que ocorreu no mês anterior. Um taxista de 63 anos foi rendido por dois homens, um deles portando revólver calibre 22. Conforme o boletim de ocorrência, o suspeito apontou a arma contra o rosto do trabalhador e disse: "Não reage que eu não te mato". Não vendo outra alternativa, o taxista entregou R$ 110. A ocorrência foi registrada como extorsão. Outro caso foi de um homem de 32 anos que levou dois tiros pelas costas, sendo a ocorrência registrada como lesão corporal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!