André Brant - Hoje em Dia
PM afirma que patrulhamentos estão garantidos em Minas
A Polícia Militar possui hoje 56 postos de abastecimento em Minas, sendo 15 na Grande BH

O chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Divino Pereira de Brito, em entrevista exclusiva aoHoje em Dia, negou que esteja faltando combustível para o abastecimento de viaturas da corporação. De acordo com o oficial, ocorreu, sim, um atraso pontual na entrega do produto pela distribuidora.
“Foi no início deste mês e logo foi resolvido. Não houve falha nem falta do produto. Além disso, estamos desde o fim de novembro com a responsabilidade de abastecer também os veículos da administração direta do Estado”, esclareceu.
A edição da última quinta-feira (4) do Hoje em Dia trouxe depoimentos de vários militares que relatavam a escassez e racionamento de combustível para as viaturas em Belo Horizonte e no interior do Estado.
Segundo os militares ouvidos pela reportagem, viaturas de vários batalhões da capital e de cidades das regiões Central, Zona da Mata e Norte do Estado estariam recebendo quota máxima de 20 litros de combustível para o trabalho semanal.
O coronel Brito informou que o Estado investe R$ 24 milhões por ano no abastecimento de todas as viaturas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “São R$ 2 milhões por mês, gastos apenas com combustível”, reforçou.
O oficial destacou que a PM possui 11.500 viaturas em pleno funcionamento em Minas. “A demanda da corporação é grande. Temos o reforço na Operação Natalina na Região Metropolitana de Belo Horizonte e nos grandes centros do interior. Estamos prestando serviços normalmente nas ruas, viaturas estão empenhadas nas ocorrências e não houve nenhuma diminuição dos patrulhamentos preventivo e ostensivo”, garantiu.
Parceria
Prefeituras do interior de Minas informaram, na última quinta-feira (4), que já estão ajudando a corporação para manter as viaturas em plena atividade.
Os municípios de Viçosa, na Zona da Mata, e São Lourenço, no Sul de Minas, confirmaram convênio com o Estado para a manutenção dos veículos. Essa contribuição estaria prevista nos orçamentos municipais.
O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar (Aspra), Marco Antônio Bahia, salientou que a prática de parceria entre as corporações e o município é comum. “Em muitos casos, garante que a unidade não fique totalmente sem equipamentos”, disse.
O coronel Divino Pereira de Brito também confirmou a parceria e esclareceu que o convênio é feito em vários municípios do Estado. “Essa parceria prevê, além do abastecimento, o reparo das viaturas. Isso acontece quando o município manifesta a vontade de compartilhar esses gastos, já que a Segurança Pública não é um dever só do Estado, mas de todos”, explicou.
Aeronaves também sob economia
Militares ouvidos pela reportagem do Hoje em Dia relataram que também haveria problemas para abastecer as aeronaves da corporação. Segundo um oficial da PM, que pediu para não ser identificado, os helicópteros só teriam autorização para o deslocamento em ocorrências consideradas “de grande repercussão”.