sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

O BRASIL É FEITO POR CADA UM DE NÓS.

Por Janael da Silva Alves*

Como cantou o nada exemplar Cazuza: " Meus heróis morreram de overdose", nossas decepções parecem não ter fim. Os delatores do Petrolão da operação Lava Jato, cuja a esposa do juiz que coordena as investigações é advogada do partido PSDB no Paraná,  têm afirmado que a corrupção está tão disseminada e entranhada no tecido da república do Brasil que se torna quase impossível separar o podre pruído da carne sadia. Aos que vinham apontando os militares como exemplo de honestidade e capacidade de recolocar o país nos trilhos da honestidade tem se decepcionado com algumas notícias que nos faz parafrasear o Cazuza. Denúncia na revista Veja em 2013 apontava que Exército apurava denúncia de corrupção envolvendo oficiais Militares que estariam exigindo suborno de empresários que venceram licitações para fornecer equipamento à força terrestre. O Blog da sociedademilitar.com.br contou que há anos o esquema já estaria ocorrendo e que as suspeitas são de que os oficiais integravam um esquema que fraudou licitações, superfaturou contratos, fez pagamentos em duplicidade e pode ter desviado dos cofres públicos ao menos 15 milhões de reais entre 2003 e 2009, segundo os cálculos do Tribunal de Contas da União (TCU). As investigações estão sob sigilo da justiça e blogueiros falam em bilhões desviados em contratos superfaturados, com pelo menos dois inquéritos instaurados.


Agora em meio ao lamaçal do Petrolão, a justiça norte americana,  conforme divulgado no Wall Street Journal dia 11/12/2014 acaba de firmar acordo de delação premiada com empresa de lá que confessou pagamento de propina a oficiais da FAB.  Os donos da empresa Dallas Airmotive estão colaborando com as investigações e relatam que entre outros métodos eles utilizarem empresas de fachada para pagamento das propinas, pois teria sido beneficiada por contratos para o conserto de motores de avião.



Janael da Silva Alves* Geógrafo, Especialista em Planejamento e Gestão de Trânsito e Mestre em Gestão Pública.


Referências:
http://sociedademilitar.com.br/index.php/forcas-armadas/159-general-enzo-possivelmente-envolvido-em-corrupcao-e-desvio-de-recursos.html
Veja.com
http://www.pco.org.br/nacional/denuncia-de-corrupcao-bilionaria-no-exercito/aebi,b.html
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1561362-empresa-americana-diz-a-justica-dos-eua-que-pagou-propina-a-oficiais-da-fab.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!