sexta-feira, 4 de setembro de 2015


04/09/2015 11h22 - Atualizado em 04/09/2015 11h22

Sem pagamento de vale-alimentação, servidores fazem greve em Formiga

Segundo sindicato, cerca de 500 servidores da Prefeitura paralisaram.
Serviços essenciais continuam; Prefeitura convoca reunião para definir.

Ricardo Welbert Do G1 Centro-Oeste de Minas
Servidores de Formiga definiram greve durante reunião em frente ao sindicato (Foto: Sintramfor/Divulgação)Servidores de Formiga definiram greve durante reunião em frente ao sindicato (Foto: Sintramfor/Divulgação)
Cerca de 500 servidores públicos, dos 2.000 que trabalham na Prefeitura de Formiga, estão em greve, conforme confirmou nesta sexta-feira (4) ao G1 o sindicato da categoria. O motivo da paralisação é o atraso no pagamento do vale-alimentação referente ao mês de agosto. A decisão foi tomada em assembleia na tarde desta quinta-feira (3).
A Prefeitura informou apenas que fará uma reunião com secretários nesta sexta-feira para definir medidas. Nesta semana, o Município ameaçou entrar na Justiça contra os servidores caso eles entrassem em greve.
Durante a assembleia que definiu a greve, servidores decidiram manter a decisão tomada em reunião anterior, de manter a paralisação até o depósito do benefício. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Formiga (Sintramfor), se o pagamento for feito na próxima terça-feira (8), conforme acordo do entre o órgão e a Prefeitura, os servidores voltam a trabalhar na quarta-feira (9). "Se o acordo não for cumprido, os servidores voltarão a fazer manifestação novamente", informou Natanael Gonzaga, presidente do sindicato.
Ainda segundo o sindicato, cerca de 600 servidores contratados pela Prefeitura em cargos comissionados não aderiram à greve porque temem ser demitidos. "A greve é legítima e que trabalhadores não devem temer qualquer ameaça. Qualquer denúncia que a categoria tenha a fazer deve ser apresentada ao sindicato para tomada de providências", informou.
Trabalhadores fizeram manifestação em frente à prefeitura de Formiga (Foto: Sintramfor/Divulgação) 
Trabalhadores fizeram manifestação em frente à
prefeitura de Formiga (Foto: Sintramfor/Divulgação)
Manifestação
Na manhã de quinta-feira (3), um grupo fez uma manifestação. Trabalhadores se reuniram em frente à Câmara e caminharam até a Prefeitura, onde se reuniram com representantes do governo. Na ocasião, secretários municipais propuseram o fim da greve e prometeram o pagamento do vale-alimentação referente a agosto até às 12h do dia 8.
No fim da tarde, a proposta foi apresentada em assembleia, ocasião em que os trabalhadores vetaram, alegando que temem novos atrasos. "Além disso, é uma maneira de demonstrarem a insatisfação que vêm vivendo desde o final do ano passado, quando a Prefeitura começou a mudar datas de pagamentos e atrasar a quitação de salários", afirmou Gonzaga.
Serviços essenciais, como os de saúde, continuam funcionando. A Prefeitura de Formiga confirmou a realização da greve e informou que haverá uma reunião nesta sexta-feira para definir medidas.
fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!