sexta-feira, 18 de março de 2016

Polícia Militar inicia aulas do PROERD do 1º semestre em Formiga‏


Polícia Militar inicia aulas do PROERD do 1º semestre em Formiga

            O abuso de drogas constitui-se em ameaça à sociedade porque representa, para o usuário, um comprometimento do futuro e da qualidade de suas relações sociais, com maior propensão ao envolvimento em crimes, violência e ingresso num ciclo de decadência de valores. O público mais vulnerável à dependência é composto por crianças e adolescentes, pelo fato de se encontrarem menos preparados para resistirem aos muitos apelos e incentivos ao uso de drogas, presentes nos meios de comunicação em massa e na ideologia da sociedade contemporânea.
            A principal estratégia contra esses males é a prevenção por meio do diálogo com as pessoas, ainda durante sua infância e adolescência, fases de suas vidas em que se encontram mais naturalmente aptas a receber orientações e assimilar valores.
            O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família, visando preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Por meio de atividades educacionais em sala de aula, o policial militar devidamente capacitado, fornece aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o PROERD também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção.
            O PROERD ainda possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico pelo desenvolvimento da cidadania, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º, in verbis: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”. Nesse sentido, a psicopedagoga Gleisa Antunes destaca que os objetivos das lições do PROERD são consonantes aos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, definidos pelo Ministério da Educação - MEC.
Em Formiga o Programa é realizado pelo 63º BPM na pessoa do Instrutor do PROERD Cabo PM Daniel Adão de Oliveira, que ministra aulas para alunos do 5º ano, 7º ano e Pais, tendo formado mais de 15 mil alunos nos 9 anos de atuação a frente do PROERD.
 No início desta semana, dia 14 de março, as escolas tiveram a primeira aula do 1º semestre. Ao todo estão sendo atendidos 361 anos, distribuídos em 15 turmas de 10 escolas da rede pública municipal. Ao final do programa será realizado uma solenidade  de formatura dos alunos proerdianos com a presença dos professores, diretores pais e amigos dos alunos, que brindarão a conclusão do programa com muita festa e alegria em local ainda a ser escolhido pelo Cabo PM Daniel, representando a Polícia Militar e pela Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!