quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Formiga - PM registra o menor número de furtos no mês de janeiro desde 2011


No mês de janeiro de 2017, em Formiga, foi registrado o menor número de furtos dos últimos anos. Enquanto em praticamente todo o Brasil há aumento nos índices de criminalidade, em Formiga houve significativa redução, seja em relação ao mês anterior, seja comparando-se o mês de janeiro deste ano com janeiro dos anos anteriores. De dezembro para janeiro, houve redução de mais de 15% na incidência de furtos na cidade.
Em relação a janeiro de 2016, ano houve uma redução de mais de 30% no registro de furtos em Formiga. A média de crimes desta natureza registrados em janeiro dos anos de 2011 a 2016 foi de 110 furtos/mês e em 2017 foram registradas 60 ocorrências. Quanto aos roubos registrados na cidade, em janeiro de 2017 também houve redução, que caíram de 12 registros no mês de dezembro para 10 no mês passado.
No período avaliado, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lavrou 468 Registros de Evento de Defesa Social (REDS - Boletim de Ocorrência) e cumpriu cinco mandados de prisão em Formiga. Em janeiro de 2017, a Polícia Militar prendeu 169 pessoas pela prática de infrações penais, das quais 51 foram conduzidas pelo envolvimento com drogas, sendo 24 por tráfico. No período analisado, a PMMG lavrou 839 Autos de Infração de Trânsito (AITs) em Formiga, das quais 197 foram por estacionamento irregular e 152 por condutores que dirigiam sem possuir habilitação. Ao longo de janeiro, 132 veículos foram removidos por irregularidades diversas.
Uma das ações que tem demonstrado grande eficiência no controle dos crimes violentos é a intensificação de blitzes policiais, que ampliam a ostensividade do policiamento e inibem autores, sobretudo os que saem de outras cidades para cometerem ilícitos em Formiga e deparam, ao chegarem, com operações de trânsito. Isto ocorre porque muitas vezes utilizam veículos furtados/roubados ou mesmo com documentação irregular ou são menores e portanto inabilitados. Além disso, durante a fiscalização de trânsito, os policiais podem suspeitar de algum comportamento do abordado e, por meio de busca pessoal e/ou veicular, encontrar objetos ilícitos na posse do suspeito.
Outra dificuldade imposta aos autores pelas operações de blitz, é que um autor em fuga pode passar por um bloqueio policial e ser preso em flagrante. Temos um comparativo entre a fiscalização de trânsito (AITs lavrados e veículos removidos) e a incidência de crimes violentos em Formiga no ano de 2016, onde é perceptível que, quando houve intensificação na fiscalização de trânsito, o número de crimes violentos na cidade das areias brancas caiu. Outro fator que contribui para o controle dos crimes contra o patrimônio na cidade de Formiga é o intenso combate ao tráfico de drogas, já que é de conhecimento geral que muitos furtos e roubos tem origem no uso e tráfico de drogas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!