terça-feira, 28 de março de 2017

POLÍCIA MILITAR ORIENTA POPULAÇÃO DE COMO PODE CONTRIBUIR PARA O COMBATE AO FURTO E ROUBO DE CELULARES

Celulares e smartphones são alguns dos objetos mais subtraídos por autores de furtos e roubos. Isso se deve pelo alto valor dos smartphones e pela facilidade de transporte da res furtiva, o que contribui para que exista um grande mercado clandestino de aparelhos produtos do crime.
Percebendo isso, a Polícia Militar, acompanhando a evolução da sociedade, busca criar novas estratégias de prevenção e repressão às práticas criminosas.
Todo aparelho celular homologado pela Anatel deve possuir um número conhecido como IMEI (International Mobile Equipment Identity). Este número é composto de quinze dígitos e possibilita a identificação de cada aparelho usado no país.
Este número pode ser obtido verificado através da nota fiscal do aparelho, em que é obrigatória a informação do IMEI do aparelho vendido. O número também pode ser verificado nas caixas em que os aparelhos são vendidos, sendo que geralmente há um adesivo, como no modelo abaixo com o respectivo IMEI.


Em aparelhos que utilizam o sistema Android também é possível verificar o IMEI acessando o Google DashBoard. Acessando o Google Dashboard, você verá as informações ligadas aos aparelhos que estavam conectados àquela conta Google. Portanto, ao acessar o painel do Google Dashboard é possível obter sem maiores problemas o número identificador do seu smartphone que foi roubado ou perdido, além de outras informações.
A quarta maneira e mais comum de verificar o IMEI de determinado celular é abrir a tela de chamadas e discar a seguinte sequência: *#06#. Automaticamente o aparelho mostrará no visor o número IMEI que poderá ser anotado e/ou consultado. Abaixo, está um exemplo de como acessar o IMEI utilizando este procedimento.
A Polícia Militar orienta a população a manter este número armazenado em local de fácil acesso para que, se a pessoa for vítima de furto/roubo de celular, possa informar o IMEI ao Policial Militar que for fazer o registro da ocorrência, a fim de que este número seja inserido no REDS.
Caso um IMEI já tenha sido relacionado em uma ocorrência policial, através do sistema informatizado do REDS (Registros de Evento de Defesa Social), o Policial poderá ter informações sobre o registro, inclusive com a leitura do histórico do Boletim de Ocorrência (REDS).
Fica claro que o uso desta ferramenta torna possível a identificação de prováveis autores através da verificação do IMEI de aparelhos que sejam encontrados na posse de pessoas em atitudes suspeitas ou durante as diversas ações e operações desencadeadas pela Polícia Militar. Contudo, o uso destas ferramentas só alcançará êxito caso a vítima, ao registrar o extravio do aparelho, informe corretamente número de IMEI de seu aparelho e o Policial conste esta informação no campo próprio do sistema REDS, permitindo que seja feita uma consulta posteriormente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!