segunda-feira, 10 de abril de 2017

Militares do 63º Batalhão recebem comenda da ‘Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira’

Numa solenidade realizada na cidade de Conselheiro Lafaiete na noite do último sábado (08), o Capitão Alisson Bruno Pereira e o Tenente César Henrique Bittencourt da Cunha foram homenageados com a entrega do ‘Grande Colar Alferes Tiradentes’, um reconhecimento da ‘Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira’ pelos relevantes serviços prestados pelos militares à sociedade mineira no desempenho de suas funções. Na ocasião, várias autoridades do campo político, empresarial e de outros segmentos também foram condecoradas.
A Ordem já homenageou militares do 63º BPM em outras ocasiões. Em novembro de 2014, os militares Major Wellington Levy Teixeira e Tenente César Henrique Bittencourt da Cunha receberam o ‘Colar Marechal Deodoro da Fonseca’, mesma comenda recebida pelo Sargento Rogério Frederico Lage em novembro de 2016, em Belo Horizonte. Já em maio de 2015, o Sargento Jonas Otaviano Costa recebeu o ‘Grande Colar Alferes Tiradentes’, numa solenidade realizada na cidade de Florestal.






A Ordem

A ‘Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira’ é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem sua sede em Belo Horizonte. Foi fundada por comendadores da Ordem dos Cavaleiros da Concórdia, ordem espanhola surgida em 1246. A OCIM desenvolve vários trabalhos sociais e culturais, como, por exemplo, a restauração do patrimônio histórico da Estalagem dos Inconfidentes, no sítio de São Lourenço da Varginha, em Conselheiro Lafaiete/MG. Tem por seu objetivo o estudo e a exaltação dos feitos dos Inconfidentes, em especial seu mártir, o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o ‘Tiradentes’; a valorização dos sentimentos de liberdade, igualdade e fraternidade entre os povos; apoio à cultura e as campanhas oficiais ou não de combate a fome e a miséria, auxiliando ainda diversas entidades filantrópicas através de doação de alimentos, medicamentos e vestuário. É sucessora da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, ordem assistencial criada na antiga capital de Minas Gerais pelo Inconfidente Tomás Antônio Gonzaga em 1779, atuando naquela cidade na época da colônia, e que paralelamente às atividades hospitalares praticadas, foi também o berço do movimento que mais tarde viria ser conhecida por Inconfidência Mineira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!