sexta-feira, 18 de março de 2011

DIRETRIZES SOBRE O USO DA FORÇA

“PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 4.226, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010 - Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública.

Profissionais de segurança devem seguir diretrizes sobre o uso da força
Para reduzir gradativamente os índices de letalidade nas ações envolvendo profissionais de segurança - policiais federais, rodoviários federais, policiais estaduais (civil e militar) e guardas municipais- uma norma que regula o uso da força e de armas e fogo por agentes de segurança pública foi publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (3). (DefesaNet Texto na íntegra segue abaixo).
As principais alterações promovidas pela portaria são o fim dos chamados tiros de advertência e a proibição de que policiais atirem em carros que furarem a barreira de segurança (blitz) e em pessoas que estejam fugindo da polícia.

O documento também determina que os policiais não apontem armas para as pessoas durante abordagens nas ruas. A portaria estabelece que os disparos só devem ocorrer se houver ameaça real de lesão ou morte.
Agentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça, que não são policiais mas têm autorização para usar armas, também estão enquadrados na norma. A Portaria foi elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), juntamente com o Ministério da Justiça e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).
FONTE:BLOG DA RENATA 
APROSCOM: V.SANTOS

3 comentários:

  1. PERDERAM O SENSO DO RIDICULO18 de março de 2011 06:32

    ESTA IDEIA E OTIMA, QUE SEUS IDEALIZADORES, SAIAM EM DEFESA DA SOCIEDADE NO DIA A DIA. SE QUEREM BRINCAR, QUE BRINQUEM COM SUAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  2. SERÁ QUE JÁ AVISARAM PARA OS BANDIDOS QUE EXISTE ESSA NOVA LEI PARA ELES CUMPRIREM, E QUE ELES NÃO PODEM USAREM SUAS ARMAS DICRIMINADAMENTE, CONTRA A POLICIA???????????? ME AJUDA AÍ NÉ!!!!!! TÃO DE BRINCADEIRA VIU..........

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente vou ser comunicado disciplinarmente por descumprimento de norma a cada abordagem, mas... como diria um militar conhecido nosso... pra responder ao processo primeiramente é necessário estar vivo. E podem ter certeza VAGABUNDOS, se vacilar vai pra vala.

    SGT EDSON - 13ª Cia Ind
    Cmt GIRO

    Visitem o Blog do GIRO
    www.equipegiro13ciaind.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!