quarta-feira, 9 de abril de 2014

PRA REFLETIR E DISCUTIR. O QUE É MELHOR PRA MIM? O QUE É MELHOR PRA MINHA FAMÍLIA? O QUE É MELHOR PRA SOCIEDADE? O QUE É MELHOR PARA O BRASIL? QUEM REALMENTE PERDE E QUEM GANHA?

A MEDIDA QUE O DEBATE PELA DESMILITARIZAÇÃO DAS POLÍCIAS ESTADUAIS CRESCE, NO CONGRESSO TRAMITAM MAIS DE 180 PROPOSTAS DE DESMILITARIZAÇÃO. POSTAMOS A FALA DE UM TEN CEL/PM E UM CEL/PM, SENDO UM A FAVOR E OUTRO CONTRA A DESMILITARIZAÇÃO. LEIA, ASSISTA, E REFLITA QUAIS INTERESSES E DE QUEM SÃO OS INTERESSES QUE ELES PODEM ESTAR DEFENDENDO. 

A Favor Ten Cel Adilson Paes


As polícias, em especial a Polícia Militar, tratam atualmente parte da população brasileira como um potencial inimigo, assim como acontecia nos anos em que vigorou a ditadura militar no país (1964-1985). A avaliação foi feita pelo tenente-coronel reformado da PM de São Paulo Adilson Paes de Souza em entrevista ao UOLLeia a entrevista na íntegra
"Eu creio que determinadas pessoas, com determinado histórico de vida, que vivem em determinadas regiões, onde o índice de criminalidade é alto, são tidas como potenciais inimigos da sociedade. Existe a lógica do conflito, do confronto", analisa o policial que criticou a violência policial em seu livro "O Guardião da Cidade".
A publicação é fruto de um mestrado que ele fez na USP (Universidade de São Paulo). Poucos anos antes de se aposentar, ele decidiu estudar o tema que o incomodou durante os 30 anos em que esteve na corporação. "Eu queria saber por que a PM apresentava índices altos de violência em comparação com todas as polícias do mundo. Por que números elevados?", se questionava.
O livro traz o depoimento de quatro ex-PMs que foram presos por homicídio, cumpriram pena e foram expulsos da corporação. Em comum, eles têm o discurso de que "bandido bom é bandido morto".

"Um deles falou: trabalhar na rua é estar em um campo de batalha, e em um campo de batalha você trabalha com a questão do inimigo. Não peça para eu interceder pela vida do inimigo. Ou eu o elimino ou ele me elimina", relata o tenente-coronel.
Paes de Souza explica que durante o regime ditatorial, o Estado considerava como "inimigo" os "subversivos, terroristas e militantes de esquerda, que deviam ser combatidos e até mesmo eliminados".

"Com a dita redemocratização do país, o inimigo passou, não é mais o subversivo, passou a ser determinadas pessoas de determinadas classes sociais que habitam determinadas regiões do país ou determinadas regiões das grandes metrópoles. Houve essa transferência do inimigo interno", avalia.

Violência policial

O reflexo dessa visão de que o cidadão é um potencial inimigo do Estado está nas ruas. A polícia brasileira é uma das que mais matam no mundo e cenas de violência policial se repetem a cada manifestação popular.
Paes de Souza acredita que mudanças na legislação são necessárias para reduzir a violência policial. "É preciso fazer uma revisão de todos os dispositivos gestados, criados na ditadura, e vigentes até hoje porque senão eu crio uma estrutura, mas os dispositivos que informam seu funcionamento estão lá atrás e estão vigendo, que é o caso do 'auto de resistência'", diz.
O tenente-coronel vai além e defende uma questão polêmica: a desmilitarização da polícia. Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional nº 51), de autoria do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), propõe que a Polícia Militar seja desvinculada das Forças Armadas e a carreira policial passe a ser única.
"Desmilitarização não é só mudança de nome, é muito mais complexo. Eu me filio à corrente que desmilitarizar é criar uma nova polícia, compatível com os valores democráticos, dentro do estipulado pelo estado democrático de direito, uma organização em que seus membros sejam efetivamente valorizados e que sejam majoritariamente reconhecidos pela população", defende Paes de Souza.
O tenente-coronel afirma, no entanto, que é preciso além da mudança de legislação e da própria desmilitarização: "desmilitarizar e não haver um controle efetivo e uma gestão transparente vai gerar expectativa e pode não gerar os resultados desejados", conclui.
Fonte : http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/04/09/como-na-ditadura-cidadao-e-visto-como-potencial-inimigo-diz-coronel-da-pm.htm
CONTRA:  CORONEL JOSÉ VICENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!