segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aos companheiros. Dica de filmes para pensar criticamente a vida moderna e a relação entre os seres humanos na atualidade.

Para que um indivíduo faça uma análise realmente crítica, a respeito de um assunto qualquer, uma ótima dica é descobrir o que está por detrás dos fatos, ou seja, aquilo que não está aparente; pense sempre nisto antes de qualquer conclusão.   O que podemos afirmar, com certeza, é que a luta pela sobrevivência, que em muitos dos casos passa pelo desprezo do outro, se constitui por vezes em disputas injustas e destrutivas sendo um dos principais motores que movem o homem moderno, estando na raiz de todas as disputas. Deixo a dica de dois filmes, que assisti recentemente e que são muito adequados para a reflexão nos dias de hoje.   Dias confusos em que impera nos relacionamentos o ódio, a desconfiança e a disputa.   

O primeiro se trata do filme produzido em Hollywood, Elysium. Estrelando o mais aclamado ator brasileiro no momento, o Capitão Nascimento: Wagner Moura. No ano de 2159, existem apenas duas classes de pessoas: os muitos ricos, que vivem em uma estação espacial isolada, chamada Elysium, e o resto da humanidade, que vive em uma superpovoada Terra em ruínas. Para preservar o estilo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium está Rhodes (Jodie Foster), que governa com pulso firme para fazer cumprir as leis anti-imigração. Apesar disso, várias pessoas tentam entrar ilegalmente em Elysium na esperança de uma vida melhor, porém sem muito sucesso. Até que Max (Matt Damon) recebe uma missão que pode não só salvar sua vida, mas trazer igualdade para esses mundos tão distintos.

O segundo se trata de um excelente filme excelente que analisa o preço da saúde e da existência estrelado por um dos cantores mais famosos da atualidade Juste Timberlake.   O tempo se tornou a maior moeda de todas. Os cientistas conseguiram descobrir uma forma de destruir o gene do envelhecimento. Então, quando uma pessoa chega aos 25 anos, para de envelhecer, mas possui apenas mais um ano de vida, a não ser que tenha dinheiro para pagar pelo tempo extra. Na busca por poder e tempo de vida, um homem (Timberlake) é acusado injustamente de homicídio e se vê obrigado a sequestrar uma bela jovem (Amanda Seyfried) para conseguir ganhar mais tempo e provar sua inocência.

Janael da Silva Alves
Geógrafo
Especialista em planejamento e Gestão de Trânsito
Mestre em Gestão Pública e Sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!