quarta-feira, 30 de março de 2011

REFLITAS E CONCLUA

BREVE ARTIGO PARA REFLETIRMOS UM POUCO O PORQUE NOS ÚLTIMOS DIAS ESTÃO EXONERANDO TANTOS CHEFES E COMANDANTES.

COMO  PROPRIENTÁRIO DO BLOG E MILITAR ESTAREI DIRECIONANDO DO COMANDANTE GERAL DA PMMG AO COMANDANTE DE DESTACAMENTO.

Quando estava no curso tecnico de segurança pública que todos nós MILITARES conhecemos tivemos aulas de CHEFIA e LIDERANÇA sendo essa na maioria ministrada por um OFICIAL da PMMG,motivo? Não sei.Mas entendo que foram treinados para ser chefe.Pois então como é sabido de todos nos últimos dias o que vivenciamos de CHEFES e COMANDANTES sendo exonerados dos cargos é de surpriender,isso no ponto de vista crítico lógico,mas o blogueiro aqui não tem nenhum curso superior e nem mestrado ou doutorado em NADA,mas cabe aqui resaltar que não precisamos ter nada disso para entender que hoje é a sim o bom exemplo tem que partir de CIMA ou alguem ficaria satisfeito de ser punido por um superior sem escrúpulo nenhum para tal?,vou citar aqui o caso de BH do BPM ROTAM alguem ouviu o COMANDANTE GERAL dando alguma entrevista coletiva para que a mídia soubesse diferenciar o joio do trigo?

Se eu pedisse para cada leitor do blog contar uma situação negativa sobre alguns COMANDANTES-CHEFES que já teve ou ouviu de algum amigo, provavelmente teríamos uma coleção de histórias pra lá de interessantes. Quase todo mundo já teve experiências ruins com seus superiores; comandantes autoritários, opressores, mal-educados, pouco profissionais ou despreparados para o cargo. Infelizmente, a proporção de chefes que apresentam uma ou mais dessas características ainda é alta.

DIFERENÇA ENTRE CHEFES E LÍDERES
  • Eu não sei de tudo. [ 3 tendências que explicam isso: Chefes são como qualquer pessoa,se acham mais do que são; Chefes naturalmente deixam de ouvir seus subordinados; Chefes estão por fora da realidade.]
  • Meu sucesso — e do meu pessoal – depende amplamente de administrar coisas da vida. Às vezes você não tem a impressão que COMANDANTES são como robôs tentando aplicar conceitos e métodos do curso ? Grandes líderes mostram que a diferença está nos aspectos humanos da sua gestão. Algo que nenhum curso vai lhe ensinar.
  • Ter ambição e metas bem-definidas é importante, mas é inútil pensar demasiadamente nelas. Meu trabalho é focar nas pequenas vitórias que ajudem minha equipe a fazer pequenos progressos a cada dia.
  • Uma das mais importantes, e difíceis, partes do meu trabalho é atingir o frágil equilíbrio entre ser muito confiante e não ser confiante o suficiente.
  • Meu trabalho é agir como um escudo-humano, protegendo meu pessoal de instrusos, distrações e bobagens de qualquer espécie — e também evitar impor minhas próprias bobagens.
  • Esforçarei-me para ser confiante o suficiente para convencer as pessoas de que eu estou no comando, mas humilde o suficiente para perceber que de vez em quando eu estou errado.
  • Eu busco lutar como se eu estivesse certo, e ouvir como se eu estivesse errado. E ensinar o meu pessoal a mesma coisa.
  • Um dos melhores testes da minha liderança é: o que acontece depois que uma pessoa comete um erro?
  • Inovação é crucial em qualquer equipe. Então, meu trabalho é encorajar meu pessoal a criar e testar várias ideias novas. Mas é também o meu trabalho ajudá-los a matar todas as ideias ruins que geramos, e parte das boas também.
  • O mau é mais forte que o bom. É mais importante eliminar o negativo do que acentuar o positivo.
  • Como eu faço as coisas é tão importante como o que eu faço.
  • Pelo fato de eu possuir certos poderes sobre os outros, eu tenho grandes chances de agir como um idiota insensível — e não perceber isso.
Agora que você já sabe a diferença entre CHEFIA e LIDERANÇA, ficou fácil diferenciá-los. (Isso também vale para uma auto-reflexão.)

AUTOR: ADMINISTRADOR DO BLOG NOTICIA DA CASERNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não pratique a incitação ao crime, emita sua opinião, concorde ou discorde livremente. Comentários com ofensas pessoais serão removidos!